Olá,

Se estás aqui, és #prettyportuguese! 

E o que é que isso quer dizer?

 

Quer dizer que és, como eu, uma portuguesa, um português e/ou um apaixonado por Portugal, o que é uma coisa bastante fácil de acontecer diga-se de passagem.

 

Eu sou a Monica e, embora não tenha nascido por terras lusas, já vivo cá há uns bons anos… e dentro do meu baú da saudade estão as gloriosas férias de verão da minha infância, os passeios no táxi do meu avô ao sabor das chicletes Gorilla, aquele cheiro característico de Portugal que sentia cada vez que saía do avião, o balão da Nivea como ponto de encontro na praia, os enjoos nas infindáveis estradas nacionais, a paixão pelo futebol, as torradas únicas da minha Tia Dulce, o “Conta-me como foi” que me mostrou muito daquilo que não vivi.

 

Mas o destino quis que eu vivesse Portugal intensamente quando entrei em Comunicação Social e, embora o choque cultural e a saudade inicial me empurrassem de volta ao país onde cresci, fui ficando. Fui-me apaixonando, fui-me integrando, até me entregar a esta bonita forma de vida. Percebi que os portugueses são realmente únicos em tudo aquilo que fazem.

 

E é esse fazer, essa força de vontade e espírito lutador que faz desta gente, gente notável. Que nos enche simultaneamente de orgulho e nostalgia, essa proeza só nossa.

 

Aqui inspirei-me e segui o meu sonho de trabalhar com letras, de escrever profissionalmente - hoje sou copywriter e tradutora freelancer. Aqui inspiro-me diariamente e esta primeira carta só podia mesmo ser dedicada às palavras e ao papel, tudo em bom português. E temos tanto, mas tanto #prettyportuguese para descobrirmos juntos. 

 

Já diz o velho ditado: palavra puxa palavra.

 

 
 
 
 
 

Até já,

 
 

O costume português é deixar-se tudo em palavras.

* Florbela Espanca

 
Instagram
Facebook
Pinterest