Newsletter Mundo CX
Edição 43
 
Tudo bem com você? Espero que sim!
 
Vamos lá?
 

Atendimento ao cliente
 
A palavra empatia está perdendo o sentido. O “Empathy” has become a CX buzzword, but customers aren’t feeling it explica o motivo.
 
Iniciativa legal. O artigo Na XP, a liderança foi escutar as dores e oportunidades dos clientes fala sobre evento recente da corretora que colocou a liderança na linha de atendimento por um dia.
 

Varejo
 
Um estudo lançado recentemente, o O novo ciclo de transformação digital do varejo, mostra oportunidades, desafios e o que algumas empresas estão fazendo para aproveitar melhor esse momento onde o consumidor brasileiro está mais digital.
 
Falando em desafios, o artigo Tinha um galpão no meio do caminho: o novo gargalo do e-commerce? trata justamente sobre um item de logística que pode representar problema em algum momento.
 
Experiências digitais integradas com as experiências físicas é uma tendência, o tal do figital. O The Future is 'Phygital': What Customer Experience Experts Need to Know explica como os times de CX podem se adaptar às demandas dos clientes nesse novo cenário.
 
O Experiência do cliente: o que os consumidores esperam do e-commerce segue o mesmo caminho, e traz alguns insights do mercado brasileiro.
 

Tendências
 
Já falei por aqui que tenho prestado mais atenção no mercado de fintechs. O artigo 5 customer trends that matter most to the fintech industry traz algumas tendências que vão direcionar o desenvolvimento de experiências no setor.
 

Estratégia
 
Às vezes a estratégia de CX é confundida com ações de CX. O artigo Estratégia de Customer Experience: como construir uma estratégia forte e de direção única explica a diferença entre as duas e como difundir a estratégia na organização.
 
Quer ver como a estratégia funciona na prática? O excelente artigo 8 Companies Show you their Customer Experience Strategy mostra como algumas empresas a implementam no dia a dia.
 
Alguns mercados, como o de energia, são monopólios, não dando ao cliente a opção de, por exemplo, escolher a empresa de energia elétrica que vai atendê-lo. Mesmo essas empresas estão começando a dar um foco maior para a experiência dos seus clientes. O ​​5 CX Imperatives For Utilities And Energy traz algumas dicas para essas empresas avançarem no tema.
 
A pandemia foi importante fator que fez as empresas analisarem suas estratégias em relação aos seus clientes. É isso que mostra o A experiência do cliente: um ponto vital para o sucesso das empresas.
 

Fique atento
 
Programas de voz do cliente são fundamentais em CX, por isso devem ser muito bem elaborados. O artigo 5 Costly Mistakes in Voice of the Customer Programs lista alguns erros que devem ser evitados nesse processo.
 

Cases
 
Dois cases interessantes. O primeiro, o Ofner transforma a experiência de atendimento aos clientes mostra como foi realizada a integração das lojas e canais de comunicação.
 
Já o How DHL Built a World-Class CXM Program mostra quatro passos que permitiram que a empresa construísse o seu programa de CX.
 

Livros
 
Mais um novo livro brasileiro no mercado. O Experiência do Colaborador na Teoria e Muita Prática é o segundo livro da comunidade Amigos do CX. Nele, vários especialistas compartilham as melhores práticas de EX.
 

Frase
 
"Eu realmente não preciso que o representante finja se conectar comigo através de uma experiência compartilhada, inventada ou não. Eu, pelo menos, sinto que as melhores experiências de suporte que tive foram onde o representante foi autorizado a realmente fazer seu trabalho enquanto era incentivado a ser ele mesmo, em vez de tentar transformar humanos reais em bots."
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 29 de maio. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn
Instagram
Twitter
Facebook