Newsletter Mundo CX Edição 28

 

Olá! Tudo bem com você? Espero que sim.

 

Agosto foi um mês onde meu objetivo foi melhorar minhas habilidades no Excel. Comecei a fazer um curso e todo dia estudo um pouco. Embora nem tudo o que aprendo eu consiga aplicar imediatamente, o nível de confiança ao usar a ferramenta aumentou muito. Estou começando a ver que o Excel nem é tão complicado assim para as funções mais utilizadas e suspeito que as pessoas têm um certo medo dele mais por uma percepção equivocada do que pelo o que ele realmente é.

 

Essa semana publiquei uma entrevista com o Felipe Pereira da Porto Seguro sobre desenvolvimento de pesquisas, análise de métricas e...Excel. Ficou bem legal e traz insights interessantes de alguém que está envolvido no dia a dia das pesquisas de satisfação.

 

Vamos lá?

 

Na edição 27 comentei sobre como o RH vai mudar nos próximos anos. A lista The Top 30 Company Culture Experts to Follow on Twitter indica diversos profissionais da área que, se você tiver interesse, vale a pena seguir no Twitter.

 

Um evento bem interessante que vai acontecer no dia 7 de setembro é o Get Started with Journey Mapping in a Live Interactive Session, que ensinará a criação de personas e de jornadas. Mapeamento de jornadas é outra habilidade, além do Excel, que começarei a estudar com mais empenho em breve. 

 

Já me perguntaram algumas vezes como montar uma área de experiência do cliente. O artigo How to Build a CX Center of Excellence responde em partes esse questionamento. Ele é curtinho e fala como uma área de excelência foi construída dentro de uma seguradora de saúde. Esse é um daqueles artigos que dão insights bem legais até mesmo para quem já atua na área.

 

Um estudo sobre colaboração digital de diversos times em várias empresas foi realizado e o artigo What Does it Take to Build an Effective Digital Team? detalha os resultados. Basicamente o  que leva esses times a serem eficientes em suas atividades é o tamanho do próprio time e a segurança psicológica, onde as pessoas podem se expressar sem medo de serem punidas.

 

Um dos pontos mais importantes de uma pesquisa NPS é dar retorno ao cliente. O Fechamento de loop com clientes: A ciência do NPS explica de forma bem didática como fazer isso. Quando comecei a estudar NPS eu achava que apenas o retorno ao cliente era suficiente, mas depois fui entendendo que era necessário também fechar o loop internamente para gerar aprendizado para a empresa e esse artigo deixa isso bem claro.

 

Essa maior interação com o cliente está ficando cada vez mais relevante. O artigo Segundo 76% dos clientes brasileiros, CX é mais importante hoje do que em 2019 mostra alguns números interessantes de como CX é algo que os clientes estão levando mais em consideração no relacionamento com as empresas. Outro ponto de destaque é o crescimento na busca por profissionais da área:

 

"Apenas no último trimestre de 2020, a demanda por profissionais de CX e UX cresceu 221%, segundo o portal TI Inside.

 

Não à toa, a carreira em experiência do cliente foi a sexta mais promissora de 2020 e, junto com telemarketing e atendimento ao cliente, estará em alta em 2021, segundo levantamento do LinkedIn, publicado no portal Cliente S/A."

 

Algumas empresas aqui no Brasil são exemplos de boas experiências. O Magazine Luiza tem melhor experiência de cliente, dizem os próprios consumidores destaca um benchmark de NPS de lojas de departamento:

 

"De acordo com Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, o contato direto com os clientes permite resposta rápida aos pontos de melhoria no atendimento para que a empresa possa conquistar mais espaço. “O levantamento considera alguns dos principais serviços prestados pelas marcas. É interessante acompanhar que a melhor avaliada é, também, a marca que mais oferece soluções e ações diferenciadas para clientes e colaboradores. Isso prova que ouvir o que o público tem a dizer contribui muito para o crescimento.”"

 

E pouquíssimas empresas levaram a obsessão com o cliente tão a sério quanto a Amazon. O fundador da empresa, Jeff Bezos, deixou o cargo de CEO há alguns meses e o 5 ways Jeff Bezos transformed customer experience mostra cinco atitudes que ajudaram a empresa a proporcionar excelentes experiências e a evoluir o conceito de CX como um todo.

 

Falando sobre evolução e varejo, o vídeo Entenda a evolução da jornada da experiência no varejo explica que as empresas terão que se adaptar para atender o cliente de forma integrada tanto online quanto offline. Existe um termo para isso que vem ganhando relevância, o "phygital".

 

Na edição anterior fiz um breve comentário sobre como os livros estão caros. Depois fui dar uma olhada no Kindle Unlimited, o serviço de assinatura de livros da Amazon, e encontrei muitas obras de CX por lá. Se você assina o serviço, aproveite, pois tem muita coisa relevante para quem busca aprender sobre experiência do cliente. Esses foram os livros que encontrei:

 

Outside In: The Power of Putting Customers at the Center of Your Business - https://amzn.to/3kdx5b4

 

Customer Experience Strategy - Design & Implementation: Outgrow your competitors by making your business to business customers happier (Customer Strategy Book 1) - https://amzn.to/3xVJ5CB

 

Net Promoter - Implement the System: Advice and experience from leading practitioners (Customer Strategy Book 2) - https://amzn.to/3ghTiDr

 

Customer-Centric Cost Reduction: How to invest and improve profits without sacrificing your customers (Customer Strategy Book 3) - https://amzn.to/3xVJdlz

 

The Service Culture Handbook: A Step-by-Step Guide to Getting Your Employees Obsessed with Customer Service - https://amzn.to/37W1qoF

 

The Customer Experience Field Guide : A Practical Manual for Getting Things Done - https://amzn.to/3sud8Al

 

It’s All about CEX!: The Essential Guide to Customer and Employee Experience https://amzn.to/3gg77SX

 

E para finalizar, uma frase que essa semana fez muuuuito sentido para mim:

 

"Quando o CEO está envolvido na experiência do cliente, os resultados são muito melhores."

 

Empty chairs and experience labs: How do you ensure your customers are represented in the boardroom?

 

 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 19 de setembro. 
Até lá! 
 

(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo).

Feedback

O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

Muito boa - Boa - Mais ou menos - Ruim

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn
Instagram
Twitter
Facebook