Newsletter Mundo CX Edição 30
 
Olá! Tudo bem com você? Espero que sim.
 
O pessoal da People Experience lançou o curso Introdução Ao Mapeamento Da Jornada Do Cliente. Consegui para você assinante do Mundo CX o voucher patbp5 que garante um desconto de 5%. Aproveite, pois mapeamento de jornada é uma daquelas habilidades essenciais para desenvolver carreira em CX.
 
Fricção (atrito) é um dos males que impedem boas experiências. Um livro muito bom que fala sobre remover os atritos para melhorar a experiência do cliente é o The Convenience Revolution. O artigo Friction in e-commerce: Sometimes it’s a good thing vai na direção contrária e aponta, com bons argumentos, o porquê o atrito pode ser bom em algumas situações. Do artigo:
 
"Recentemente, conversei com o CEO de uma loja de colchões que me disse que preferia que os clientes deitassem em um colchão caro antes de comprá-lo online. Ele até considerou colocar uma etapa extra na finalização da compra do e-commerce, incentivando os clientes a visitar uma loja física para experimentar o produto antes de comprar online.
 
Você pode imaginar que isso seja um grande empecilho para a conversão, mas ele sentiu que os custos envolvidos para gerenciar a devolução dos colchões superavam o impacto da conversão. Embora seu negócio de comércio eletrônico esteja crescendo rapidamente, eles precisam equilibrar isso com o impacto dos retornos. Você pode imaginar que é muito menos provável que um cliente devolva um colchão se tiver a chance de experimentá-lo primeiro."
 
Na edição 29 compartilhei com você uma matéria que mostra uma empresa que não está tendo um comportamento adequado. Empresas que seguem atuando dessa forma podem ser impactadas de formas negativas como mostra o Cultura do cancelamento: como o boicote virtual afeta as marcas?:
 
"Como a relação entre consumidor e empresas é cada vez mais forte, é natural que, antes de tomar uma decisão de compra, o consumidor pesquise sobre a marca desejada em busca de uma identificação de valores, fazendo com que a decisão seja não só racional, mas também emocional. Logo, quando essa expectativa de identificação é quebrada de alguma forma, o boicote acontece."
 
Uma reclamação que sempre ouvi das pessoas de call center e backoffice é que os sistemas que eles usam são confusos. A matéria Business Software Faces Pressure to Update Its User Experience mostra como esse problema vem chamando atenção. Geralmente os sistemas que as empresas oferecem aos clientes têm boa usabilidade, mas aqueles usados internamente pelos colaboradores falham nesse quesito:
 
"Isso ocorre em parte porque as pessoas que escolhem sistemas para suas empresas raramente consideram a experiência do usuário. Eles frequentemente escolhem o produto com mais recursos ou com o menor custo, sem levar em consideração o usuário final”.
 
Essa falta de usabilidade pode gerar erros e impactam tanto a experiência do colaborador quanto a do cliente.
 
Nos últimos dias li alguns materiais que gostei bastante. O primeiro é o Estado Do Varejo Brasileiro Na Era Dos Dados que traz diversos números sobre tecnologia, maturidade e personalização no varejo brasileiro. O outro é um Glossário de Net Promoter Score
 
Já o Guia Prático: Métricas da Experiência do Cliente detalha as métricas NPS, CSAT e CES e as vantagens e desvantagens de cada uma.
 
O mais completo desses materiais é o How to ensure your CX programme has 2020 vision que explica diversos aspectos de uma estratégia de CX.
 
Falando em estratégia, o artigo Pesquisa aponta que 70% das empresas investirão em Experiência do Cliente em 2021 mostra que CX dentro das empresas está ganhando relevância.
 
Esse contexto vai alterar a forma como as empresas atuam. Quatro artigos mostram caminhos para essas mudanças:
 
No Taking Your #CX Team Cross-Functional é explicada a estrutura de governança de CX, que define papéis e responsabilidades por decisão, ação, mudança e supervisão. Embora a governança não seja tão comentada nas conversas sobre experiência do cliente, ela é muito importante.
 
O The 7 habits of highly effective CX leaders é um pouco mais inusitado. Ele faz um paralelo entre as lições do livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes e líderes de CX. Gostei muito desse artigo.
 
Outro ponto importante é a cultura. No Top CEOs Share How Customer Experience Starts With Culture presidentes de empresas compartilham as suas visões e o que eles fazem para manter uma cultura que impacta positivamente as experiências dos seus clientes.
 
Existem muitas habilidades que fazem com que os profissionais de CX tenham sucesso em suas atividades. O The Skills Your Customer Experience Team Needs to Succeed detalha quatro delas: expertise em dados, comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico.
 
O CSX Week 2021 já passou. Além do próprio evento, outros dois conteúdos bem legais foram desenvolvidos. Um é a Lista das Melhores Ferramentas de CS e CX – 2021 que pode servir de referência para quem está buscando sistemas para incrementar as atividades de CX. O outro é uma entrevista bem legal que o Portal Customer fez com os fundadores do evento.
 
O Documentário: O Código do Cliente Feliz é um vídeo interessante. O Instituto Cliente Feliz rodou o Brasil e fez perguntas como "Você já foi mal atendido?", "O que você considera um mau atendimento" e "O que você mais valoriza no atendimento?" para várias pessoas. As respostas mostram que ainda temos muito a melhorar nas experiências proporcionadas aos clientes.
 
Dois eventos acontecerão na próxima semana. Um é o Especial: Dia Mundial da Experiência do Cliente e o outro é o Webinar Experiência do Cliente Omnichannel.
 
E a frase dessa edição é:
 
"O feedback do cliente é a melhor fonte que temos para coletar as percepções do consumidor de que precisamos para melhorar nossos negócios. Pedir feedback, analisá-lo e implementar correções de produto ou serviço quando necessário pode fazer toda a diferença para construir a fidelidade à marca e alcançar o sucesso."
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 17 de outubro. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn
Instagram
Twitter
Facebook