42 #quadragésimo
segundo gole
 
Oi, como vocês estão meus queridos?
Vamos pro quadragésimo segundo gole?
 
Tem uma etapa da pós-produção de vídeo que, após você cortar o texto, escolher a trilha, e amarrar a narrativa costurando os depoimentos, você entra na fase de colocar cor em cada um dos takes. E essa é a minha fase preferida da edição. É o momento que eu já estou paz com o projeto, já fiz a parte mais tensa e portanto, agora, posso só curtir, pontuando cada cor no seu devido lugar. 
Geralmente ligo uma música, tiro os sapatos, cruzo as pernas na cadeira e vou fazendo sem pressa….entendendo os tons de pele, as saturações, as sombras, os pontos pretos e os brancos da cena, só curtindo aquele momento de ver a história pronta sendo colorida. Coisa boa, sabe? Vocês também têm esses momentos bons no trabalho, sem pressão e sem precisar interagir ou gastar muita energia? Só desfrutando de tudo o que já foi feito e curtindo os retoques finais? 
 
Pois falando nisso, em vivenciar paz de espírito, descobri recentemente um canal no youtube do Azerbaijão (é isso mesmo que você está lendo) e não consigo parar de pensar que é o melhor canal do youtube nesta internet de deus. 
Vem comigo. Eu sei que hoje é terça, você está cheio de coisa pra fazer, e-mails pra responder e talvez esteja na fase de algum projeto que não é a de colocar cor, e sim, a de resolver pepinos. Então tira 10 minutinhos, enquanto seu café está quente, e assiste a esse casal preparando uma geleia e um bolo de morango. 
A receita não é o mais importante. Mas sente o clima dos sons, que não trazem uma fala sequer, só o balançar das árvores, os gatos brincando com o cachorro, o barulho dos morangos sendo lavados e caindo na tigela, a delicadeza das etapas do preparo, é coisa linda demais. Fiquei aqui pensando quem é que grava pra eles isso. Na minha cabeça é um filho do casal que fica com uma câmera pra lá e pra cá, com um microfone direcional, captando a delicadeza dos áudios e deixando tudo acontecer sem muita interferência.
 
Assistiu um bocadinho? 
Eu sei que você está sem tempo aí, mas é preciosidade demais pra ser ignorada. Tem tanta beleza neste mundo que a gente não conhece, né? Me apaixonei pelo trabalho dessa família, fiquei com inveja de morar assim entre os bichos, de ficar cozinhando com os alimentos do quintal e de curtir só os sons bonitos que a natureza traz pra gente. Isso é paz. 
Às vezes, quando não sei o que assistir e me canso de séries e suas tramas, coloco nos vídeos desse pessoal do Azerbaijão, porque é tanto sentimento bom que eles trazem, que nos fazem valorizar mais esses momentos em que a tranquilidade renasce dentro da gente. 
 
Seja no trabalho, na rua ou em casa….qual é o seu momento de paz? 
 
Fiquem bem <3 
 
E se você está chegando agora, pode ser que goste de ler também o 35º gole.  
 
Um beijo,
Volto logo.
 
 
*Um rascunho perdido*
(textos meus escritos em algum lugar do passado) 
 
Image item
domingo, 8h da manhã, rodovia castelo branco. indo passar uma semana no interior pra fazer um trabalho por lá. obrigada. pelo privilégio. quero colo. tempo. eu gosto de ter encontrado um trabalho que me faz livre, e me leva a visitar o melhor lugar do mundo. minha casa.
gravar enquanto meu gato passa pelas minhas pernas e sinto o cheio da polenta da minha mãe. gravar durante o som de fundo do violão do meu pai. 
quero sonhos que me levam pra longe, e me devolvem pra perto. hoje e só hoje fez sentido uma frase que um namorado de meados de 2008 me disse. estávamos terminando, e na vontade de amenizar o abismo dos términos eu disse a ele que, quem sabe, se a gente se encontrasse no futuro, ficaríamos juntos. e ele me disse que pensar no futuro não fazia sentido, porque não o temos. não dá pra controlar dias que ainda não aconteceram. só tínhamos aquele momento e, naquele momento estávamos terminando. 
hoje, nesta manha, me lembrei dessa conversa. e percebi com toda clareza que, de fato, o que vai acontecer é um mar ainda não visto. é um céu limpo. o que viver, vivido estará. não vou me adiantar. hoje, eu só estou indo pra casa. e isso é muito. é o meu melhor hoje. 
e se eu pudesse oferecer algo para as pessoas seria isso. liberdade. para fazermos as melhores escolhas e não adiarmos as vontades de hoje. 
porque tem hoje que a gente acerta, tem hoje que a gente erra. ainda bem que os hoje estão nos dando muitas possibilidades. de começar, recomeçar, ir pra casa e voltar.
 

Clara Vanali

Instagram
Facebook
Sobre
 
Sou jornalista de formação, tenho uma produtora de vídeos como ocupação, mas aqui, nestes goles,  eu apenas escrevo. 
 Prazer, Clara Vanali ;)