Newsletter Mundo CX
Edição 50
 
Tudo bem contigo? Espero que sim.
 
E chegamos na edição 50. É uma marca que me deixa contente e empolgado pelo futuro da newsletter, ainda tem muita coisa que quero fazer para melhorar. Agradeço a sua companhia e o seu feedback constante :)
 
Um dos meus filmes preferidos e que assisto com frequência é Quero Ser Grande. É a história de um menino de 12 anos (Josh) que pede para uma máquina dos desejos transformá-lo em um adulto. O desejo é atendido, mas sua versão adulta continua com a mesma mente do menino.
 
Ele consegue um trabalho em uma empresa de brinquedos e uma das cenas tem tudo a ver com Customer Experience. Em uma reunião os executivos discutem números, projeções e market share de um novo brinquedo e Josh fala que não entende, que não sabe onde está a diversão naquele prédio que se transforma em um robô. Ele começa a dar várias ideias, os executivos entram na onda e começam um brainstorm. Josh não está se importando com os números, mas sim com a diversão que aquele brinquedo vai trazer. Essa é a perspectiva do cliente/usuário que muitas vezes falta nas discussões das empresas…
 
Ah, essa edição está mais curtinha. Estou escrevendo um novo artigo que vou publicar na última semana de setembro e o tempo está bem limitado (e passando rápido demais!).
 
Vamos lá?
 

Carreira
 
Soft skills são importantes em qualquer área de trabalho, ainda mais em CX. A matéria Quer ingressar na área de CX? Veja se você tem o perfil desejado indica algumas para atuar em experiência e sucesso do cliente. Algumas delas eu já havia indicado no artigo Habilidades de CX mais procuradas pelas empresas.
 
Uma das habilidades que estou buscando desenvolver é o storytelling, que é super importante para comunicar as necessidades dos clientes em projetos. E você, qual delas deseja desenvolver?
 
Outro aprendizado importante é entender que existem diferentes tipos de clientes. Um novo curso lançado recentemente pode te ajudar no desenvolvimento de experiências para um público bem específico, o do mercado de luxo.
 

Experiência do colaborador
 
O pessoal da CMSWire vem publicando diversos artigos relevantes sobre EX. O Why It’s Time to Embrace Employee Experience e o Is It Time to Combine Customer Experience and Employee Experience Programs? são dois deles e dão diversas dicas para criar e unir a EX e CX.
 
Outro artigo na mesma linha é o Conheça quatro dicas que vão colaborar no engajamento dos colaboradores. O argumento é que as empresas devem olhar também para a experiência dos profissionais das áreas operacionais ao invés de focar apenas naqueles das áreas administrativas. 
 

Atenção
 
A venda de dados dos clientes é um tema sensível e que pode impactar a relação de confiança cliente-empresa. De acordo com o Cosmetics retailer Sephora to pay $1.2 million under sweeping California privacy law a Sephora realizou esse tipo de venda sem avisar aos seus clientes. Infelizmente não será o último caso em que veremos isso acontecer.
 

Analytics
 
Um dos materiais mais legais publicados anualmente é o The Big Book of Customer Insight and Analytics que mostra as dificuldades e oportunidades no entendimento do comportamento passado, presente e futuro do cliente. Ainda é complicado para os profissionais de CX obter os dados necessários dentro da empresa para fazer esse tipo análise.
 

Personalização
 
Muitos desses dados podem ser usados para personalizar experiências e o Path to Personalization indica 9 passos para ter sucesso nesse processo.
 

Case
 
Um exemplo onde a personalização tem sido importante é a Ticket, como mostra a matéria Na Ticket, digitalização foi a chave para a evolução da experiência com a marca.
 

Relatório
 
Esse é mais um daqueles relatórios bem caros, mas que parece valer a pena. O CX in the Telecommunications Industry traz diversos números, oportunidades, desafios e estudos de caso de CX dentro do setor de telecom.
 

Livro
 
O Top 10 Must-Read Customer Experience Books é mais uma boa lista de livros de CX para ajudar no seu desenvolvimento.
 

Frase
 
"Atravessamos um período em que esta ligação entre a personalização do atendimento e o digital, se faz cada vez mais necessária, um complementando o outro justamente para garantir eficiência a este setor tão essencial para nossa sociedade. A ideia de sempre estar em busca pela melhor experiência de atendimento ao cliente é, ao mesmo tempo que incessante, muito desafiadora e isso nos move e nos motiva cada vez mais."
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 02 de outubro. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn
Instagram
Twitter
Facebook