Newsletter Mundo CX
Edição 62
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa.
 
 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Vamos lá?
 

Case
 
Pequeno exemplo de como o Grindr, rede social para a comunidade LGBTQ+, trabalha o feedback de clientes. Via Women of CX: How Grindr Gets Up Close and Personal with its Customers (tempo de leitura: 7 minutos):
 
Você fundou o programa Voice of the Customer no Grindr. Você tem algum conselho para outras pessoas que pretendem construir um do zero?
 
“Ainda somos um programa VoC pequeno e fragmentado, com apenas uma pessoa que trabalha em tempo integral.”
 
Hunsberger afirma a importância de ter um defensor da comunidade na equipe. Eles ouvem os clientes e o que eles estão dizendo à marca. É uma função difícil de desempenhar manualmente, pois as opiniões podem ser distorcidas por "usuários avançados" ou por uma minoria vocal. Equilibrar essas vozes com usuários comuns é muito importante.
 
O Grindr analisa o Reddit, o Twitter e as avaliações públicas de aplicativos. Eles marcam (tag) cada revisão para rastrear as tendências ao longo do tempo. Dessa forma, eles isolam os problemas dos quais os clientes estão reclamando, por exemplo, reclamações sobre preços ou elogios aos sistemas de aprovação de fotos.
 
Os e-mails também são marcados. Eles têm um roteiro de produto onde as pessoas podem sugerir ideias para a plataforma. Tudo é compilado em um relatório trimestral, que é divulgado por meio de whitepapers e postagens em blogs públicos.
 
“Antes que uma equipe de produto lance algo novo, analisamos primeiro os relatórios para garantir que sabemos o que nossos clientes estão dizendo.”
 

Estratégia
 
O estudo A evolução do CX nos negócios (36 páginas) é uma pesquisa que mostra como as empresas estão abordando as tendências de CX. Vale a pena ler pelos insights muito interessantes:
Image item
A experiência do cliente, a digitalização e sucesso ou fracasso do negócio (tempo de leitura: 2 minutos) traz dicas bem legais para você levar em consideração em uma estratégia de CX: 
 
"Construa seu processo e atenda seu cliente com foco em torná-lo fiel e não apenas satisfeito. Invista em um atendimento personalizado, ágil, multiplataforma e eficiente ao ponto de o cliente não perceber esforço por parte dele. Lembre-se que comunicação é tudo."

ChatGPT
 
A matéria 20 ideias para inovar com o ChatGPT (tempo de leitura: 5 minutos) mostra com exemplos práticos como o serviço pode ser utilizado para trazer insights em temas como desenvolvimento de negócios, marketing e experiência do cliente.
 
Diversas empresas estão correndo para lançar plataformas de voz do cliente que utilizam a estrutura do GPT, como detalhado no InMoment Releases an “Industry-First” GPT-Fuelled Innovation for VoC (tempo de leitura: 3 minutos):
 
"Usando inteligência artificial, o Smart Summary Generator transforma centenas de comentários díspares de clientes em um texto bem escrito, bem estruturado e conciso que facilita a localização de problemas e tendências importantes relatadas pelos clientes. A velocidade dessa operação automatizada permite que as empresas respondam mais rápido do que nunca às informações coletadas dos clientes. De acordo com a InMoment, leva apenas alguns minutos para o gerador de resumo transformar os comentários dos clientes em uma visão geral acionável." 
 

Tecnologia
 
O vídeo How to provide a superior customer experience with data and technology? (duração: 18 minutos), legendado em inglês, é um bate-papo com Annette Franz, uma das mais conhecidas profissionais de experiência do cliente. Ela fala sobre três erros comuns em CX, transformação digital e o uso de dados.
 

Personalização
 
Falando em dados, no Na Yamaha, “kando” é o motor de iniciativas em CX (tempo de leitura: 3 minutos) é discutido como a empresa de motocicletas usa a personalização nas suas estratégias de inovação:
 
"Além disso, Susini conta que a Yamaha busca unir universos distintos e empolgantes para atrair uma nova demanda para o segmento. Um bom exemplo está na parceria iniciada em 2019 com Marvel e Star Wars. A Yamaha apostou na personalização de alguns de seus modelos de motocicletas e a ideia foi muito bem aceita por seus clientes."
 

Métricas
 
Não é uma tarefa fácil escolher as métricas corretas, já que nem todas servem para todo negócio. As empresas devem implantar aquelas que fazem mais sentido ao seu contexto. É isso que mostra o estudo A chave para o CX de sucesso (12 páginas):
Image item
Indo na mesma direção, o 20 Customer Experience Metrics Critical for Your Business (tempo de leitura: 14 minutos) detalha 20 métricas (!) que você pode escolher para mensurar corretamente os resultados da sua empresa.
 

Vale a pena seguir
 
Muito do conteúdo que compartilho aqui na newsletter vem dos profissionais de CX que sigo em redes sociais. Duas listas muito boas trazem centenas dessas pessoas que estão fazendo a diferença no setor. Uma delas é a 200 most powerful CX influencers to follow in 2023 (tempo de leitura: 20 minutos) e a outra é a Awesome Women to Follow in CX 2023 (tempo de leitura: 25 minutos).
 

Atenção!
 
Não é novidade que a forma como as pessoas se relacionam com as empresas mudou nos últimos anos. Como mostrado no Consumidor pós-pandemia quer tecnologia e integridade das empresas (tempo de leitura: 5 minutos) uma dessas mudanças é a exigência de propósito e transparência:
 
"Os consumidores agora não enxergam os varejistas apenas como um lugar onde adquirem produtos. Eles esperam que as empresas assumam posturas socialmente responsáveis, com integridade e transparência. Nesse sentido, a consultoria indica a importância de as empresas terem um propósito claro e que contribuam ativamente com o desenvolvimento da sociedade a qual pertençam."
 
Está rolando um movimento interessante em alguns mercados lá fora. Diversas empresas estão encerrando seus atendimentos por telefone. Os artigos sobre isso começaram a aparecer em 2022 e o The death of the customer service hotline (tempo de leitura: 13 minutos) traz os detalhes do que está acontecendo:
 
"O Facebook não é um caso atípico aqui. Muitas empresas tornam impossível ou, pelo menos, muito difícil para os consumidores ligarem. A Frontier Airlines anunciou em novembro que estava encerrando o atendimento ao cliente por telefone. Você pode entrar em contato com a Amazon se for absolutamente necessário, mas precisa passar por várias etapas para encontrar um pequeno botão para que eles liguem para você. Na era da internet e com as empresas constantemente buscando cortar custos, grandes e pequenas empresas estão cortando a opção de os consumidores pegarem o telefone e falarem com um ser humano real para resolver seus problemas."
 
"A resposta para o motivo pelo qual as empresas dificultam ou impossibilitam que as pessoas liguem para elas é simples: isso economiza dinheiro. É mais caro contratar uma pessoa em um call center, supondo que a empresa possa encontrar pessoas que queiram trabalhar lá, do que projetar algum chatbot que ofereça respostas prontas em um site."
 
Eu gosto de resolver problemas mais complicados por telefone e (acho) que posso ficar sossegado, já que aqui no Brasil o Novo SAC (tempo de leitura: 3 minutos) tem uma regra específica para isso:
 
"Agora as empresas têm de oferecer 8 horas de atendimento humano por telefone por dia, sendo mantida a exigência de que o acesso ao SAC esteja disponível ininterruptamente, mas agora podendo ser atendida por outros canais."
 

B2B
 
O Como tornar a experiência do cliente B2B mais humana e personalizada? (tempo de leitura: 7 minutos) fala de um estudo que aponta diversas expectativas que os clientes B2B têm no relacionamento com outras empresas:
 
"O cliente B2B espera cada vez mais ter uma experiência totalmente personalizada no canal de engajamento, ter a possibilidade de interagir de forma virtual com o que está comprando, entender de forma clara e objetiva o valor do que está adquirindo e poder realizar uma compra de forma digital e colaborativa."
 
Complementando o artigo anterior, a matéria Experience selling: Five steps to transform and deliver the right B2B experience (tempo de leitura: 5 minutos) mostra cinco transformações necessárias para evoluir a experiência desse público:
Image item
 

Eventos
 
Os eventos Desbloqueie o poder dos dados não estruturados em seu programa de experiência: XM Discover (duração: 1 hora) e o Customer Voice Experience 2023 (duração: 9 horas e 23 minutos) já aconteceram, mas você pode acompanhar o que rolou já que os vídeos foram disponibilizados recentemente.
O que ainda vai acontecer é a segunda parte do Fórum Desafios e Oportunidades de CX em 2023 no dia 19 de abril e o webinar CX Trends 2023: Como encantar o seu cliente hoje? dia 20.
 

Treinamento
 
Entre 11 de abril e 16 de maio o pessoal do Distrito vai ministrar o Bootcamp de Customer Success. Gratuito.
 

Livros
 
Não se engane pelo título do 20 Best Customer Experience Books of All Time (tempo de leitura: 45 minutos). A lista traz exatamente 100 livros relacionados com a experiência do cliente. Muitos eu não conhecia.
 

CX por aí… 😱
Quando o time de CX prevê comportamentos do cliente através de dados de VoC e ninguém na empresa dá atenção:
 
Image item
 

Para refletir
Image item
"Experimente o seu próprio serviço ao cliente. Se possível, faça compras ocultas pessoalmente em sua própria empresa. Descubra o quão fácil é fazer negócios com você por meio de sua própria experiência. Aprender por meio de sua própria experiência pode ser revelador."
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 30 de abril. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo. É anônimo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn