Newsletter Mundo CX
Edição 51
 
Tudo bem contigo? Espero que sim.
 
O CX Day será no dia 04 de outubro. É uma data global para comemorar as empresas, indivíduos e consumidores que estão transformando a experiência do cliente. Para você, quais experiências valem a pena celebrar nesse dia?
 
Comentei na edição anterior sobre um artigo que iria publicar no final de setembro, mas não consegui finalizá-lo a tempo (writer's block e aquela coisa toda), mas em outubro pareeeece que vai dar certo.
 
Uma dica: a newsletter está ficando maior e alguns sistemas de email como o Gmail cortam uma parte dela devido ao tamanho. Ali em cima tem o link "Leia a newsletter no navegador" para você conseguir visualizá-la melhor.
 
Vamos lá?
 

Novo termo
 
Lá na edição 22 eu comentei sobre um novo termo que estava surgindo, o BX. A matéria A hora e a vez do BX: Business of Experience traz informações mais detalhadas sobre esse tema, que sinceramente, não vejo muita diferença dentro do que o CX já aborda.
 

Nova métrica
 
Também temos novidades em métricas, o EVI(R) Emotional Value Index, cujo foco é avaliar as emoções dos clientes em diversos pontos de contato utilizando a pergunta “Por favor, selecione a emoção que melhor descreve seu estado emocional em relação a...”, permitindo que esse cliente escolha entre nove opções de respostas como desapontado, indiferente, surpreso e feliz. 
 
Aqui tem um webinar sobre ela. Achei a métrica interessante e vou explorá-la mais em alguns dos meus projetos.
 

Estratégia
 
Mês passado fiz uma compra pela internet e toda a interação com a empresa, da confirmação do pagamento ao rastreio da entrega foi feita pelo "zap zap", uma experiência que gostei muito. O app tem sido fundamental nas estratégias de CX das empresas e a matéria WhatsApp e CX: a ponta do iceberg em experiência do cliente confirma isso, indicando o que fazer e o que não fazer para ter sucesso nesse ponto de contato.
 
O gerenciamento da experiência ainda é um tema que precisa ganhar maturidade dentro das organizações. O O que é Customer Experience Management (CXM)? explica esse conceito e os cinco pilares que o integra. E o mercado de CXM vai crescer. De acordo com este relatório, o crescimento será de 11% por ano até 2026.
 
Mensurar o retorno do investimento na experiência do cliente é uma tarefa complicada, mas existem formas mais simples de fazê-lo. O How to persuade others about the ROI of your CX programme fornece uma planilha da Forrester que pode te ajudar com essa tarefa.
 

 

B2B
 
O whitepaper Six Steps To B2B Customer Experience Excellence examina o que impulsiona o sucesso de CX na área, traz cases e fala sobre como melhorar as experiências em seis passos. 
 
Já o Advanced B2B CX Strategies Nobody Talks About comenta duas mudanças importantes nesse setor e cinco dicas para desenvolver um programa de experiência do cliente.
 

Jornada do cliente
 
Embora seja um pouco mais antiga, a pesquisa 2019 Shopper Insights Survey Mapping The Customer Journey: What Works — And What’s Broken perguntou aos consumidores sobre momentos-chave em suas jornadas de compra. O resultado é um conjunto de insights importantes para varejistas que operam tanto no físico quanto no digital.
 
Baseado no comportamento dos consumidores, o 10 Powerful Behavioral Segmentation Methods to Understand Your Customers explica métodos de segmentação para que você consiga entender necessidades e oportunidades de otimizar as jornadas desses consumidores.
 

Vídeos
 
Vários bate-papos aconteceram recentemente, sendo três deles os mais interessantes. O Webinar CM + UKG sobre experiência do colaborador, o Os primeiros passos do CX: Por onde começar? e o CX - Personalizando a experiência do cliente.
 

Livro
 
Baseado no livro When A Customer Wins, Nobody Loses!, o artigo Four qualities consistently found in brands that deliver great CX mostra que empresas que desenvolvem sua cultura, compromisso com a experiência, colaboração e comunicação se destacam em CX.
 

Frase
 
"Uma empresa "obcecada pelo cliente" que faz de tudo para um único cliente pode de fato estar prejudicando clientes futuros porque esses recursos (tempo/dinheiro) poderiam ter sido mais bem gastos construindo outra coisa."
 
 

CX por aí…  :) 
Image item
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 23 de outubro. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn
Instagram
Twitter
Facebook