Newsletter Mundo CX
Edição 52
 
Tudo bem contigo? Espero que sim.
 
Quero super agradecer o feedback que recebi nas últimas publicações.
 
Mensagens como "Amo o jeito que escreve: com clareza, objetividade e com muita riqueza de conteúdo. Consigo encaixar a leitura, perfeitamente, na minha rotina de trabalho ;)", "O conteúdo é escrito de forma leve e direto ao ponto, incentiva a leitura e compartilhamento. Parabéns pelo excelente trabalho" e "Ela foi objetiva e trouxe novidades da área e informações que muitas vezes nem sabemos que está acontecendo, trazendo mais materiais para a leitura para que possamos nos aprofundar no que tivermos curiosidade" entre muitas outras fazem com que eu consiga ver que de certa forma a newsletter está no caminho certo :)
 
Vamos lá?
 

Atendimento
 
Comentei na edição 40 sobre a Lei do SAC. Pois é, ela passou a valer esse mês. No Quais são os impactos da Lei do SAC no atendimento ao cliente?, Gisele Paula, especialista em CX, traz a sua visão sobre esse novo marco.
 
A reportagem Serviços de atendimento ao consumidor têm novas regras do jornal SPTV também mostra as obrigações a serem cumpridas na nova lei (o som não está bom, ouça com fone de ouvido).
 

Estratégia
 
A matéria Turning CX ambitions into action: How to operationalise your customer experience strategy é bem legal por trazer diversos pontos a serem considerados para transformar um programa de CX em realidade.
 
Já o The 3 Golden Rules of Customer Experience fala de 3 regrinhas que devem estar em toda estratégia: design baseado nas pessoas, ser data-driven e criação de valor. O autor indica inclusive uma metodologia para implantar essas regras.
 

Métricas
 
O Beyond NPS: Unlocking Customer Advocacy mostra alguns pontos fracos que podem fazer com que a principal métrica de CX, o NPS, não seja tão eficaz. Como já disse anteriormente (e sempre vale a pena repetir), existem métricas que funcionam em alguns contextos e em outros não, mas é saudável compreender as críticas feitas a cada uma delas.
 
Ainda falando sobre NPS, a newsletter da Customer Gauge pediu para seus assinantes classificarem quais ações terão mais impacto na melhoria da pontuação da métrica. As respostas:
  • 70% das pessoas disseram que "fechar o ciclo em cada Detractor" era mais importante para melhorar o NPS.
  • 80% das pessoas disseram que "compartilhar insights em tempo real com as equipes da linha de frente" foi o segundo fator mais importante para melhorar o NPS.
  • 30% das pessoas escolheram "melhorar as taxas de resposta do NPS" como o terceiro fator mais importante para melhorar o NPS. Outros 30% escolheram "pesquisar com mais frequência, por exemplo, de forma trimestral e não anual".
  • As opções consideradas menos populares foram benchmarking de concorrentes e mudança de fornecedor de software NPS.
Indo mais para o lado do ROI (retorno do investimento), o Testing CX Initiatives for Financial Benefits: Measurement Models for your Business Case indica três formas de realizar testes para identificar o valor que CX gera. Minha percepção é que nem todo tipo de empresa é madura o suficiente para permitir esses tipos de testes, já que elas querem resultados para ontem.
 

Tendências
 
O relatório A era do CX transformacional destaca o momento atual da experiência do cliente e apresenta cinco apostas que indicam o futuro da área entre 2025 e 2030.
 
Falando de 2030, o relatório SAS Experience 2030 também indica cinco temas que guiarão o futuro de CX. Esse é um relatório mais extenso e detalhado.
 
Sobre um futuro mais próximo é o que trata o 5 Trends in Ecommerce That Will Impact CX in 2022 and Beyond. Novamente, cinco tendências. Uma delas é a realidade aumentada (AR), que está gerando resultados interessantes:
 
"AR é um ótimo exemplo disso, com o Shopify relatando um aumento na taxa de conversão de 94% para páginas que incorporaram elementos AR". (eeeita!)
 
 

Tecnologia
 
A inteligência artificial também está ajudando a evolução de CX, conforme mostra o The Past and Present for AI in B2B: 4 Ways AI Can Help Companies.
 
O 5G é outra tecnologia que já está entre nós e que tem potencial para mudar comportamentos de consumo. O Como o 5G transformará a experiência do e-commerce e O impacto do 5G no e-commerce e nas relações de consumo dão indícios disso.
 
Já o Tendências de inovação: 5G traz um panorama mais geral, mostrando a evolução da tecnologia e o impacto que ela terá em outras tecnologias como a internet das coisas.
 

Entrevista
 
O programa Futures Television fez uma entrevista com Daniela Ramos, uma das autoras do livro O Depois de Amanhã dos Negócios:Transformação Digital para Administradores sobre Inteligência e CX. Assista, você vai aprender várias coisas. 
 

Eventos
 
Na próxima semana, no dia 25, vai acontecer o Medallia Talks Brasil: As melhores tecnologias para uma experiência do cliente impecável, que falará, entre outras coisas, sobre dores dos líderes de CX, tecnologias inovadoras e text analytics.
 
 
Já em 08 de novembro será a vez do Innovation Xperience Conference. Com mais de 100 palestrantes, o evento abordará as principais tendências e desafios em tecnologia, inovação e digitalização.
 

Livro
 
A lista 6 New B2B Marketing Books to Prep You for 2022 indica alguns livros que além de marketing tratam de CX também. Um deles, o The Experience Maker: How to Create Remarkable Experiences (aproveite, está em promoção custando R$ 3,90), provavelmente será tema de resenha no Mundo CX em algum momento de 2023.
 

Gráfico
 
Principais desafios de CX entre 2019 e 2021 de acordo com o 2021 Survey: The State of Journey Management & CX Measurement:
Image item
 

Frase
 
“Estamos muito conscientes de encontrar o equilíbrio certo entre ser relevante para nossos clientes e ser intrusivo. Portanto, tomamos várias medidas como garantir que as informações de condicionamento físico e os dados de identificação pessoal sejam armazenados separadamente para manter os dados seguros e garantir que não infringimos a vida pessoal de nossos membros.”
 
 

CX por aí…  :) 
Image item
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 06 de novembro. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 

Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.

 

Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.

 

Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que possa apreciá-la. 

 

Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.

 
LinkedIn
Instagram
Twitter
Facebook