Newsletter Mundo CX
Edição 71
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa
 
 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Vou te pedir um pequeno favor. Para proporcionar um conteúdo mais relevante na newsletter eu gostaria de entender melhor o perfil dos assinantes. Para isso fiz um formulário com duas perguntas: quanto tempo você trabalha com CX e o que gostaria de aprender. Você poderia por favor responder a pesquisa aqui? 🤩
 
Destaques desta edição:
  • Obstáculos da IA na experiência do cliente
  • 29 ferramentas para mapear jornadas
  • O futuro do trabalho em CX
 

 
Inteligência Artificial
 
Apesar do título, a entrevista How Companies Are Using ChatGPT For Customer Service Success | versão em português (10 min) não fala muito de cases de uso do ChatGPT no atendimento ao cliente, mas tem alguns insights de como usar o NPS junto com outras métricas para avaliar a utilidade de um chatbot.
 
Dois artigos trazem desafios sobre o uso da IA.
 
O primeiro, Cons Of ChatGPT For Customer Experience | versão em português (3 min), detalha três desvantagens do ChatGPT.
 
Já o Why have we stopped chatting with chatbots? | sem versão em português (4 min) fala de uma pesquisa com 500 consumidores que mostrou que para eles o uso de chatbots não é tão relevante:
 
"Mais preocupante ainda, dos poucos clientes que usaram um chatbot, apenas 25% deles usariam um novamente no futuro. Na verdade, entre os clientes B2B, os chatbots foram classificados como os menos utilizados de todos os canais de atendimento ao cliente (7%), destacando uma clara falta de confiança na tecnologia de IA."
 
E como usar IA em CX? O 3 key trends in AI and CX: what to do and what to avoid | versão em português (4 min) traz três insights de um relatório que mostra boas e péssimas práticas de uso da tecnologia.
 

 
Cases
 
Aqui no país algumas empresas estão conseguindo resultados consideráveis com a IA.
 
A matéria Oi reduziu custos com atendimento em R$ 10 milhões no primeiro semestre com o uso de chatbot (2 min) mostra o impacto dos chatbots nas quatro grandes empresas de telecom.
 
Outro case é o Carrefour e a importância da Inteligência Artificial em bots para CX (4 min), entrevista onde um executivo da empresa explica os resultados que a IA está atingindo na experiência dos seus clientes. 
 

 
Pesquisas
 
Para entregar boas experiências para uma grande quantidade de clientes as empresas precisam de tecnologia. Acontece que muitas vezes elas têm sistemas que trabalham de forma separada e isso atrapalha bastante a troca de informações que podem beneficiar seus clientes. Então, o que elas precisam fazer? Integrar esses sistemas para que eles funcionem em conjunto. 
 
O relatório 2023 State of Automation: CX (15 pág.) revela três insights sobre desafio de integrar aplicações, detalha obstáculos e faz três recomendações. 
 
Image item
 
Outro relatório muito bom é o 2023 June Market Study: CX Trends, Challenges, & Opportunities (51 pág.). Ele indica que a percepção de alguns consumidores é de que as experiências estão piorando (algo que mostrei na edição anterior). Também traz informações relevantes sobre retenção, omnichannel, IA, CSAT e muito mais. Vale a pena separar um tempo para ler.
 

 
Carreira
 
Quer dar uma olhada no que vem por aí nos próximos anos na carreira de CX? A pesquisa A experiência do cliente e o futuro do trabalho (30 pág.), com um contexto mais focado na área de atendimento, indica alguns cenários possíveis em relação ao trabalho remoto, tecnologias que podem melhorar o dia a dia dos atendentes e habilidades dos profissionais:
 
Image item
 
Outras habilidades também são necessárias. O artigo Qual é a relação entre qualificação do time e a experiência do cliente? (3 min) mostra alguns pontos onde as empresas podem atuar para capacitar ainda mais os seus times.
 

 
Mapeamento de jornadas
 
O post A brief thought on customer journey mapping | versão em português (1 min) do especialista Augie Ray fala sobre um ponto importante que é bom ser lembrado de tempos em tempos: as pessoas têm necessidades e desejos diferentes e o desenvolvimento de melhores jornadas deve levar isso em consideração.
 
Para quem está iniciando ou quer testar novas possibilidades, o artigo  28 Best Customer Journey Mapping Tools of 2023 | versão em português (20 min) indica muitas ferramentas para mapear jornadas. Uma das ferramentas que mais gosto, a Custellence, está na lista. Outra muito boa é a brasileira PeopleXperience
 
Só lembrando: mais importante do que as ferramentas é entender melhor o contexto do mapeamento para evitar erros como os que detalhei no artigo 53 problemas que atrapalham a Experiência do Cliente
 

 
Estratégia
 
Pronto para falar sobre 2024? Daqui pra frente muitos materiais começarão a focar no próximo ano e o primeiro deles é o 2024 Customer Experience Playbook (19 pág.), que traz algumas estratégias e frameworks utilizados no desenvolvimento de CX em empresas como FedEx e AT&T:
Image item
 
Já o Customer Experience: Every Customer Counts, Every Journey Matters | versão em português (3 min) fala sobre a estratégia de experiência do cliente da Stellantis, dona das marcas como Fiat e Peugeot.
 

 
Atenção! 🔥
 
Você já fez a assinatura de algum serviço online e ao tentar cancelá-la as únicas opções eram ligar no atendimento ou ir presencialmente em alguma unidade da empresa? É uma experiência bem ruim, já aconteceu comigo e não é um problema exclusivo do Brasil.
 
De acordo com a matéria The FTC wants to ban those tough-to-cancel gym and cable subscriptions | versão em português (3 min), lá nos Estados Unidos, o Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo equivalente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que temos aqui no país, está propondo que:
 
"As empresas tornem o encerramento de uma assinatura tão simples quanto a adesão à uma. Isso inclui permitir que as pessoas usem o mesmo método para ambas as ações, portanto, uma empresa não pode, por exemplo, permitir que alguém assine em um serviço online, mas obrigue-a a ligar para um número de telefone para cancelar."
 
Algumas das empresas que são consideradas exemplos de experiência do cliente são contrárias à proposta como mostra o artigo How Disney, Netflix, and more streaming companies are fighting FTC's 'click to cancel' proposal | versão em português (4 min).
 
Indo a fundo em um caso mais específico, o post Amazon, Friction, and the FTC | versão em português (17 min) do excelente blog Stratechery (uma grande influência do que busco fazer no Mundo CX) detalha muito bem algumas táticas da Amazon para induzir as pessoas a assinarem o Prime e dificultar o seu cancelamento:
 
"O objetivo principal do processo de cancelamento do Prime não era permitir que os assinantes cancelassem, mas sim impedi-los. Apropriadamente, a Amazon chamou esse processo de “Ilíada”, que se refere ao épico de Homero sobre a longa e árdua Guerra de Tróia. A Amazon projetou a Ilíada, o processo de cancelamento (“Iliad Flow”), para ser um labirinto, e a empresa e sua liderança retardaram ou rejeitaram mudanças na experiência do usuário que teriam tornado o cancelamento mais simples para os consumidores porque essas mudanças afetariam negativamente os resultados financeiros da Amazon." 💀
 

 
CX por aí… 😂
 
Image item
 

 
Para refletir
 
Cinco perguntas importantes a serem feitas sobre como medir a experiência do cliente:
 
1. Como você coletará os dados?
2. Quais medidas apoiarão as melhorias?
3. Como você medirá o sucesso?
4. Como você irá gerar ação?
5. Como você envolverá seus clientes?
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
A próxima edição será enviada no domingo dia 24 de setembro. 
Até lá! 
 
(Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo. É anônimo).

Feedback
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 
Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.
 
Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.
 
Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que queira aprender sobre CX. 
 
Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.
 
LinkedIn
Instagram