Newsletter Mundo CX
Edição 77
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa
 
 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Gostaria de agradecer muito a sua companhia em 2023. Não foi um ano fácil. Perdi meu emprego logo na primeira semana de 2023 e escrever essa newsletter, os artigos lá no site e saber que de alguma forma eu estava te ajudando foi algo que contribuiu muito para eu manter uma perspectiva positiva durante os 8 meses em que fiquei parado.
 
Para 2024 o foco será em trazer conteúdos ainda relevantes para você. Lembra da Pesquisa de Assinantes do Mundo CX? Então, já recebi algumas respostas interessantes e caso você ainda não tenha respondido ela ficará aberta até o dia 31 de dezembro. Você pode acessá-la aqui.
 
Então é isso, desejo a você e sua família um 2024 de muita saúde e de muitas coisas legais 😀
 
Destaques desta edição:
  • Tendências
  • Cases
  • Preços de chatbots
Vamos lá?
 

 
Tendências
 
Começou a temporada de artigos sobre tendências de CX e um dos mais completos é o The 10 hottest Customer Experience (CX) trends for 2024 | versão em português (17 minutos). Acredito que alguns itens da lista não terão o destaque esperado no próximo ano, já outros, como a experiência do colaborador, continuarão a evoluir:
Image item
 
Outro artigo, o 10 tendências para atendimento ao cliente (4 minutos), mostra o que está previsto para acontecer no setor nos próximos anos:
 
Image item
 

 
Inteligência Artificial
 
Na edição anterior comentei sobre uma matéria que mostrou o impacto do ChatGPT no seu primeiro ano em empresas brasileiras.
 
Uma outra matéria, a One year of ChatGPT – how has it changed customer experience? | versão em português (5 minutos), traz uma visão mais global sobre o que a ferramenta mudou na experiência do cliente. Dois trechos me chamaram a atenção:
 
"Especificamente no mundo de CX, cada vez mais empresas estão incorporando IA generativa em suas plataformas, seja por meio de chatbots alimentados por IA ou nos bastidores para mapeamento da jornada do cliente e propósitos de marketing."
 
Um executivo de uma empresa de CX acredita no seguinte:
 
"A IA generativa mudará tudo. Nos níveis mais básicos de atendimento ao cliente, o envolvimento humano será extinto em menos de três anos, simplesmente porque o ChatGPT e outras inovações sob o guarda-chuva da IA generativa será capaz de lidar com essas consultas com facilidade. Estamos observando uma mudança tectônica na eficiência e eficácia dos programas para aumentar a experiência do cliente."
 
E quanto as empresas estão pagando por chatbots de IA? De acordo com uma das edição da newsletter da CB Insights | versão em português (2 minutos), esses são os valores de contratos anuais:
 
Image item
 

 
Telecomunicações
 
Há anos esse setor vem investindo para melhorar a experiência dos seus clientes. Pude observar isso na prática quando trabalhei em duas empresas do ramo, mas ainda há um espaço enorme para evolução. 
 
A matéria Grupo define Direitos do Consumidor em telecomunicações (4 minutos) detalha uma nova regulamentação, prevista para 2024, que pode trazer melhorias significativas de CX nos serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e internet banda larga.
 
Já o Customer care: what are the opportunities for the Telco sector? | versão em português (9 minutos) explica as oportunidades no setor referentes ao atendimento digital e como isso pode trazer eficiência, reduzir custos e diminuir o impacto ambiental.
 

 
Cases
 
Um dos principais problemas de CX é a falta de uma visão mais precisa de quem são os clientes e seus comportamentos. O artigo Brasilprev aprimora Customer Experience e colhe resultados (4 minutos) mostra como ao cruzar informações a empresa conseguiu gerar ações e melhorar a satisfação dos seus clientes.
 
Outra empresa que está evoluindo em CX, especificamente em B2B, é a Heineken. A matéria How Heineken Leveraged AX to Grow When Bars were Shut Down | versão em português (de 5 a 37 minutos) é bem completa e revela o que a companhia está fazendo:
 
“No início, é bastante assustador começar a ligar de volta para um cliente que lhe deu um 0 ou um 1 há apenas 48 horas, mas assim que deram o salto para realmente conversar com os clientes, mesmo os insatisfeitos, eles obtiveram uma resposta surpreendente."
 
“Todas essas conversas foram positivas. Pudemos receber o feedback deles e melhorar nossos processos ou mudar a abordagem individual com o cliente. Às vezes isso até levou a um aumento na receita.”
 
E para finalizar, o 11 brands winning with memorable in-store experiences | versão em português (5 minutos) fala sobre algumas empresas que estão se destacando pelas experiências oferecidas em suas lojas físicas.
 

 
CX por aí… 😂
Quem nunca?
Image item
 

 
Para refletir
 
"Não faltam ferramentas CX para medir a experiência do cliente. O problema é que essas ferramentas representam clientes como dados, pontuações e estática e isso reduz a visibilidade dos clientes como seres humanos, suas perspectivas e experiências a apenas um número."
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
 
A próxima edição será enviada no domingo dia 14 de janeiro. 
Até lá! 
 
Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo.
👇🏾👇🏾👇🏾
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 
Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.
 
Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.
 
Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que queira aprender sobre CX. 
 
Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.
 
LinkedIn
Instagram