Newsletter Mundo CX
Edição 93
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa
 

 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Você conhece boas fontes de conteúdo de CX em português? Quero divulgar material de outros produtores de conteúdo aqui na newsletter, seja Youtube, sites, podcasts, grupos de discussão, etc. Se você souber de algo legal me avisa 🙂
 
Vamos lá?
 

 
 

 
Emoções
 
O título do artigo Conexão emocional é diferencial de marcas mais valiosas do Brasil (8 minutos) já diz tudo e aponta uma transformação nas empresas:
 
"“Cada vez mais as marcas ganharam uma importância na vida das pessoas, que chega a superar talvez a percepção que temos, por exemplo, de governos, de ONGs, até da imprensa, em um momento em que tudo parece estar de um lado ou do outro”, aponta Almeida, ao ressaltar que em um período polarizado e de intensos debates nas redes sociais, as marcas têm cada vez mais performado além do seu negócio, além do seu serviço, além do seu produto. “Elas têm feito isso através de atos de coragem, através de tomar partido em alguns assuntos que são importantes para a nossa sobrevivência, sobrevivência da sociedade, do nosso planeta, através de uma melhor governança.”"
 
Um bom material sobre o assunto é o The Power of Emotion in Customer Service (24 páginas) que demonstra a importância das emoções em CX com dicas para humanizar o atendimento ao cliente e a comunicação:
 
"Como reduzir o estresse do cliente:
Seja acessível — esteja disponível para os clientes em todos os canais digitais
Seja transparente — informe os clientes quanto tempo eles devem esperar
Seja orientado a resultados — responda com soluções, não com promessas"
 

 
Atendimento ao cliente
 
Dois artigos mostram os bastidores do atendimento no mercado financeiro. O Como a XP Investimentos criou especialistas do atendimento (4 minutos) detalha como mudanças na cultura, capacitação e aumento da remuneração dos atendentes trouxeram melhores indicadores de satisfação do cliente.
 
O legal do Como funciona o atendimento ao cliente de uma empresa de criptoativos? (5 minutos) é a particularidade dos processos deste tipo de empresa e como ela lida com isso:
 
"“Uma das funções do atendimento da Coin Clound no telefone é justamente acalmar o cliente, informar que a compra foi efetuada e explicar que atrasos podem ocorrer. “Você vai na Renner para comprar uma blusa. Ela tem todo um controle de estoque, inclusive de onde a blusa realmente está. No blockchain, eu não consigo acessar e manipular da mesma maneira. Existe um processo de identificação que pode demorar porque é assim que a rede funciona. Tem gente que liga e pede para agilizar o processo, pois a transação está atrasada.”"
 

 
Framework
 
Na edição anterior comentei sobre um novo framework para mensurar e gerenciar CX que será lançado em breve. Falei sobre o tema no grupo Amigos do CX lá no Whatsapp (você pode entrar pelo Amigos do CX - Convite para grupo do WhatsApp, super recomendo, as discussões lá proporcionam uma visão de mercado sem igual!) e me indicaram um artigo que fala mais sobre esse lançamento, o Os Novos Padrões Globais de Experiência do Cliente (CX) e o que isso muda no nossa vida (5 minutos):
 
Image item
 
 

 
Estratégia
 
O pessoal lá do site Customer Think costuma fazer séries de reportagens divididas em várias partes. Uma dessas séries, a CX Design Part I: How Leading Enterprise Tech Firms Overcome Complex Challenges | versão em português (7 minutos), começa assim:
 
"Experiências perfeitas para o cliente e interfaces claras são dois elementos-chave alavancados por empresas de tecnologia bem-sucedidas para gerar adoção, com o design sendo a chave para superar a complexidade da solução. Designs intuitivos e claros facilitam a geração de adoção, diminuem os custos de sucesso do cliente e os ajudam a adotar as soluções facilmente com a integração correta. O desafio é como fazer isso."
 
Já a 24 Ways 2024 Customer Experience is Smarter: CX Strategy (Part 4 of 4) | versão em português (10 minutos) é a conclusão de uma série que apresentou temas como o valor de CX, métricas e experiência do colaborador.
 

 
Métricas
 
Olha que artigo legal é o Stop Moaning about the State of CX… and Start Measuring Performance vs. Customer Expectations | versão em português (4 minutos), que fala sobre as expectativas dos clientes:
 
"Isso não significa que as empresas não enfrentam desafios substanciais de experiência do cliente. Elas enfrentam, e os desafios são reais e crescentes. Mas tais desafios não estão crescendo porque as empresas não estão melhorando as experiências que entregam. Eles estão crescendo porque a barra de expectativas continua subindo, especialmente porque outras empresas inovam e os clientes se habituam a ter expectativas cada vez mais exigentes. O desempenho do CX está melhorando, mas não está acompanhando o ritmo das expectativas do cliente."
 
A matéria Como medir e avaliar indicadores de CX? (5 minutos) apresenta uma discussão com bons insights que rolou em um painel de métricas do Conarec do ano passado:
 
"Ao final, José Worcman pontuou que métricas são apenas métricas caso a organização não saiba usá-las. “Sem o bom uso, não funciona. Se você faz uma única métrica, está com uma visão míope, e é importante ter visão 360 sobre as métricas. Temos que lembrar que a tecnologia vai ajudar quem está do outro lado a lidar com um ser humano.”"
 
Relacionado com a frase acima, o Inability to Move Beyond Data Collection Hinders Customer Experience | versão em português (3 minutos) é um artigo curtinho que vale a pena por falar algo que devemos sempre prestar atenção:
 
"Os provedores de tecnologia no setor dizem repetidamente que as implementações de soluções muitas vezes saem do controle em algum momento entre coleta, análise e ação. CX deve abranger mais do que apenas pesquisa e medição. A medição sem um plano de ação resultará em danos ao relacionamento com o cliente."
 

 
Números
 
Você curte números? Eu também!
 
O Are you ready? These are the 14 opportunities & risks you face in 2024 | versão em português (10 minutos) traz vários, como um que diz que 70% das decisões econômicas são tomadas com base em fatores emocionais.
 
Outro que vai na mesma pegada é o Top Customer Experience Trends In 2024 | versão em português (10 minutos):
 
Image item
 
 

 
Case
 
Nem tudo em CX precisa ser grandioso. Pequenas mudanças que realmente impactam a vida do cliente são muito bem-vindas, como revela a matéria Delta Just Rolled Out a Major Update to Its App. This Brilliant Feature Will Delight Every Traveler | sem versão em português (3 minutos):
 
"Como regra geral, você sempre deve conseguir abrir seu cartão de embarque com o mínimo de toques possível, um seria o ideal. É exatamente isso que o novo aplicativo da Delta Air Lines faz. Menciono isso porque acho que este é um ótimo exemplo de uma empresa fazendo uma simples mudança de design que melhora toda a experiência de uso de seu produto. Se você estiver em um aeroporto, esperando um voo, precisa saber se há uma mudança em seu voo. Ter a capacidade de abrir seu cartão de embarque rapidamente pode fazer uma grande diferença em termos de seu nível de estresse."
 

 
Atenção!
 
Uma dificuldade que temos no dia a dia de CX é ter que desenvolver jornadas que muitas vezes são limitadas pela capacidade dos hardwares e sistemas antigos das empresas. Não temos muito como mudar esse cenário, já que a renovação de toda essa estrutura tem um custo alto e demora anos para ser concluída. É o que apresenta a matéria Sistemas legados ainda são um desafio para as empresas? (6 minutos).
 

 
CX por aí 😂
Xiii…
Image item
 

 
Para refletir
 
"Se não começar pela jornada, pode esquecer. O erro começa aí, e o profissional fica derivando entre NPS, Cultura, EX, e no final das contas se agarra no atendimento e nos indicadores de satisfação. Errado. Se não coloca visão do cliente no negócio, nada muda. Começa pela jornada pra ver se não alimenta cultura, se não ajuda em indicadores, em silos menores, em governança..."
 
 

 
É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
 
A próxima edição será enviada no domingo dia 13 de outubro. 
Até lá! 
 
Ah, não esqueça de deixar o seu feedback (é anônimo) aqui embaixo.
👇🏾👇🏾👇🏾
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?
 

 
Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.
 
Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.
 
Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que queira aprender sobre CX. 
 
Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.
 
LinkedIn
Instagram
Rua Alexandre Levi
São Paulo, SP 01520000, Brasil