Newsletter Mundo CX
Edição 95
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa
 

 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Destaques da edição:
  • Empresas errando e tentando se recuperar
  • O sofrimento silencioso dos clientes
  • Como CX está piorando
Vamos lá?
 

 
 

 
Estratégia (ou falta de)
 
Na edição 91 comentei sobre o redesign do app da Sonos que foi lançado cheio de bugs, o que deu uma bela arranhada na reputação da empresa além de uma queda de 25% no valor das suas ações.
 
Pois bem, o CEO da empresa veio ao Youtube prometer melhorias (4 minutos) no desenvolvimento do app, maior foco na experiência do cliente, maior atenção nas fases de testes antes dos lançamentos e outras mudanças para evitar que esse tipo de problema aconteça novamente.
 
Com todo o conhecimento de desenvolvimento de produtos que existe hoje é muito estranho ver uma empresa desse nível cometer erros tão básicos.
 
(Ah, se você estiver no seu computador pode assistir o vídeo com legendas em português ao clicar no ícone de engrenagem ali no canto inferior direito, ir na opção Legendas/CC, depois Inglês (gerada automaticamente), voltar na opção Legendas/CC, selecionar Traduzir automaticamente e escolher o idioma Português):
 
Image item
 

 
Inteligência Artificial
 
O Artificial Intelligence for CX: Exploring Consumer Perceptions (32 páginas) é um relatório que apresenta opiniões, hábitos e preocupações de consumidores americanos sobre a IA em CX. Alguns números mostram a percepção deles sobre se o uso da IA pelas empresas melhorou ou não suas experiências:
 
Image item
 
Outro relatório, o AI and CX Excellence: Your Essential Guide (32 páginas), mostra os componentes da IA, benefícios do seu uso em CX e algumas respostas para dúvidas mais comuns dessa tecnologia.
 

 
Voz do cliente
 
Dois artigos falam sobre temas semelhantes, mas de pontos de vista diferentes.
 
O A Zona Escura: Um guia para entender os clientes de sua empresa (6 minutos) descreve um cenário onde as empresas que não conhecem bem seus clientes e os impactos dessa falta de conhecimento.
 
Já o Silent Suffering: Why Your Customers Don’t Contact You | versão em português (4 minutos) explica em um contexto de TI por que as pessoas às vezes preferem empurrar os problemas com a barriga ao invés de entrar em contato com quem pode resolvê-los (olha, isso vale também para o relacionamento cliente-empresa):
 
"Adicione a isso o tempo gasto esperando em uma fila no atendimento telefônico ou iniciando um chat ou preenchendo um formulário na web. O esforço envolvido em consertar a impressora é maior do que o esforço de andar a distância extra até a impressora mais próxima, e assim o usuário final nunca liga ou entra em contato com o suporte.
 
"O mesmo vale quando o problema é algo irritante, mas relativamente pequeno com o laptop, telefone ou tablet da pessoa. Um funcionário pode seguir usando por meses um teclado quebrado, mouse defeituoso, tela rachada ou aplicativo travando sem relatar isso ao atendimento."
 

 
Framework
 
Lembra do framework CX Standards que comentei em edições anteriores? Ele foi lançado e está disponível no Global Standards for Customer Experience Teams.
 

 
Cases
 
Uma situação parecida com a situação da Sonos, mas aparentemente com um impacto bem menor é detalhado no When A Company Makes A Mistake: How Intuit Rebounded By Listening To Its Customers | versão em português (4 minutos), onde uma empresa famosa no ramo softwares de contabilidade teve que reverter uma decisão de descontinuar um produto:
 
"O que se destaca na Intuit é que eles cometeram um erro, mas estavam dispostos a ouvir o feedback do cliente e reverter uma decisão impopular. É tão raro hoje em dia ouvir alguém dizer "cometi um erro e gostaria de corrigi-lo". Mas quando as empresas ouvem seus clientes, elas podem realmente criar uma lealdade maior do que se não tivessem tomado a decisão ruim em primeiro lugar. Com esse segundo e-mail, a Intuit garantiu que eu continuarei sendo um cliente fiel da TurboTax pelos próximos anos. E suspeito que isso seja verdade para muitos outros."
 
 
"Esse “poder de inspirar” impulsionou a ascensão do atendimento ao cliente do Absa a um novo padrão elevado que é incomparável no setor bancário sul-africano. Combinando os três elementos principais de (i) experiências perfeitas para o cliente, (ii) empatia centrada no ser humano e (iii) desempenho superior como provedor de serviços financeiros, o Absa nunca esteve tão focado em se transformar em uma organização orientada por propósitos, que se esforça para ouvir e se relacionar com os clientes para oferecer a solução e a experiência bancária mais adequadas para cada um."
 
"Essa abordagem está dando bons resultados e talvez possa ser descrita como revolucionária na otimização da experiência do cliente. Desde o início, a identidade de marca poderosa e instantaneamente reconhecível do Your Story Matters ajudou a construir confiança com clientes existentes e potenciais, o que, por sua vez, alimentou maior lealdade à referida marca e, finalmente, maior interesse nos produtos e serviços bancários do Absa. Por ser memorável e relacionável, essa marca está diferenciando o Absa de seus concorrentes — outro grande atrativo para o banco atrair o interesse de clientes em potencial."
 

 
Atenção!
 
O artigo The Worst CX Ever? | versão em português (10 minutos) revela números significativos que indicam uma piora na experiência do cliente no mercado americano devido a três fatores: problemas do omnichannel, experiências digitais ruins e falta de empatia e de resolutividade no atendimento.
 
O artigo The CX Maturity Gap: Why Are Most Companies Falling Behind? | versão em português (3 minutos) aponta outras causas que estão fazendo com que as empresas fiquem para traz como falta de um estratégia mais robusta de CX e uso de métricas que não dão uma visão completa das interações com os clientes.
 

 
CX por aí 😂
Chegou aquela época onde as prioridades do próximo ano precisam ser definidas…
Image item
 

 
Para refletir
 
"Estratégia é sobre como uma organização irá avançar. Fazer estratégia é descobrir como promover os interesses da organização. Claro, um líder pode definir metas e delegar a outros a tarefa de descobrir o que fazer. Mas isso não é estratégia. Se é assim que a organização funciona, vamos pular a parte da conversa fiada e ser honestos — chame isso de definição de metas."
 
 

 
É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
 
A próxima edição será enviada no domingo dia 10 de novembro. 
Até lá! 
 
Ah, não esqueça de deixar o seu feedback (é anônimo) aqui embaixo.
👇🏾👇🏾👇🏾
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?
 

 
Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.
 
Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.
 
Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que queira aprender sobre CX. 
 
Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.
 
LinkedIn
Instagram
Rua Alexandre Levi
São Paulo, SP 01520000, Brasil