Newsletter Mundo CX
Edição 96
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa
 

 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Vamos lá?
 

 
 

 
Perspectivas de CX
 
Opinião polêmica e que gerou uma excelente discussão com uns 300 comentários. Do post CX as a discipline will be dead by 2030 (1 minuto) lá no LinkedIn:
 
"CX como disciplina estará morta até 2030. Eis o motivo:
 
À medida que as experiências orientadas por IA façam com que as linhas entre o digital e o físico se tornem mais tênues, as expectativas do cliente serão tão perfeitamente integradas às operações comerciais que as equipes dedicadas de CX se tornarão redundantes.
 
Insights em tempo real, algoritmos preditivos e serviço autônomo substituirão a necessidade de estratégias de clientes lideradas por humanos.
 
As empresas não "farão" CX quando o tema finalmente estiver incorporado em todos os processos, produtos e decisões.
 
Aqueles que ainda estão construindo "estratégias de CX" em 2030? Eles serão irrelevantes."
 
Acho que 2030 é um espaço muito curto para essa "morte" de CX acontecer, mas já vi artigos falando algo semelhante, de que quando a consciência e ações de melhoria de experiência CX estiverem difundidas e sendo praticadas como algo normal nas empresas, os profissionais de CX perderão relevância. E você, o que acha?
 
Agora que falamos de futuro, vamos voltar ao passado com o The Evolution of Customer Experience: Lessons from the Last 30 Years | versão em português (7 minutos), que descreve mudanças que aconteceram de 1994 até agora em 2024 e que tornaram a experiência do cliente um fator fundamental na vida dos consumidores e nas estratégias das empresas.
 

 
Estratégia
 
Olha que interessante é o Why Europe and the UK Are Always Behind the USA in Customer Experience | versão em português (10 minutos). Ele revela vários motivos que fazem com que a Europa ainda esteja atrasada em maturidade de CX em relação a outras partes do mundo.
 
Outra boa leitura. No 11 tipos de clientes e como conquistá-los (6 minutos) você vai ver que existem diversas categorias de clientes e a melhor maneira de tratar cada uma delas.
 

 
Novos termos
 
Um nome diferente para algo que já existe? É isso que trata o Should you hire a QA Specialist or a Quality Intelligence Analyst? | versão em português (7 minutos), que detalha o papel do Analista de Inteligência de Qualidade, uma mistura das atividades do Analista de Qualidade do atendimento com as do Analista de CX.
 
Um outro termo que eu não conhecia é explicado no Você sabe o que é Machine Customer Experience? (6 minutos).
 

 
Inteligência Artificial
 
Mas para chegarmos nesse mundo prometido onde a IA se torna fundamental na entrega de experiências relevantes, ela precisa ficar muito mais inteligente. Como mostra o AI Fails: Lessons Learned From the Front Lines of Tech Retraction | versão em português (10 minutos), as empresas estão liberando para seus clientes sistemas de IA que nem foram testados corretamente. 
 

 
Mapeamento de jornadas
 
Na edição 94 comentei sobre uma forma diferente de mapear jornadas, o customer mode map. O Navigating the Complexities of Consumer Shopping Behavior With Mode Maps | versão em português (9 minutos) traz mais detalhes sobre o tema:
 
Image item
 
Já o Customer Journey Mapping in 2024 and Beyond (19 páginas) explica os cinco elementos de um bom mapa, customização e os avanços tecnológicos que vão permitir maior precisão e personalização nos mapeamentos.
 

 
Premiação
 
É muito bom ver empresas brasileiras sendo reconhecidas em premiações no exterior. O The Fourth Annual Account Experience Awards: Celebrating World-Class Customer Experience Programs | versão em português (5 minutos) apresenta algumas delas do setor de bebidas que eu nem conhecia.
 

 
Cases
 
Outro avanço na experiência do cliente brasileiro é demonstrado no artigo TIM e BlackRock Digital mostram como a personalização no atendimento conquista clientes (5 minutos):
 
“Os números falam por si só. O Net Promoter Score (NPS) da TIM no atendimento tradicional já era impressionante, com 71% de satisfação, superando a média do mercado. No entanto, com o atendimento encarteirado e personalizado, esse número saltou para 85%. Isso comprova que a personalização do atendimento vale a pena e gera insights que podem ser aplicados em toda a empresa.”
 
E para quem busca soluções para manter os clientes na empresa (quem não busca né?) o Customer Churn Analysis: 3 SaaS Leaders Share How Data Saved Their Customers | sem versão em português (16 minutos) pode ser bem útil. Ele detalha as ações de três empresas para diminuir o churn:
 
“Antes que nossos usuários tenham a oportunidade de cancelar suas assinaturas, eles respondem uma pesquisa sobre os motivos da saída. Dependendo da resposta deles, criamos e oferecemos diferentes opções para fazê-los ficar.”
 

 
CX por aí 😂
Isso é tão comum…
Image item
 

 
Para refletir
 
“As raízes do mapeamento da jornada do cliente podem ser rastreadas até a década de 1980, quando Jan Carlzon, então CEO da Scandinavian Airlines, introduziu o conceito de "momentos da verdade". Essas eram interações cruciais que moldavam a percepção do cliente sobre a empresa. Essa ideia estabeleceu a base para entender a experiência do cliente como uma jornada com estágios distintos.”
 
 

 
É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
 
A próxima edição será enviada no domingo dia 24 de novembro. 
Até lá! 
 
Ah, não esqueça de deixar o seu feedback (é anônimo) aqui embaixo.
👇🏾👇🏾👇🏾
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?
 

 
Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.
 
Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.
 
Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que queira aprender sobre CX. 
 
Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.
 
LinkedIn
Instagram
Rua Alexandre Levi
São Paulo, SP 01520000, Brasil