Newsletter Mundo CX
Edição 80
A experiência do cliente é o conjunto das percepções e dos sentimentos do consumidor causados por uma ou mais interações com os colaboradores, sistemas, canais, serviços e produtos de uma empresa
 
 
Tudo bem com você? Espero que sim.
 
Muitos novos assinantes chegaram esta semana. Sejam bem-vindas e bem-vindos 😀
 
Esta edição está bem curtinha já que estou escrevendo a resenha de um livro bem legal de CX para publicar no site, mas a próxima voltará ao normal com bastante conteúdo.
 
Se você conhecer alguém que se interesse pela experiência do cliente, por favor, encaminhe essa edição para ela ou para ele.
 
Destaque da edição:
  • Cultura
  • Tendências
  • Erros de CX que devem ser evitados em 2024
Vamos lá?
 

 
Cultura
 
A matéria You can’t benchmark culture | versão em português (9 minutos) é muito boa. Ela detalha alguns motivos que mostram com que copiar a cultura de outras organizações pode não funcionar e indica caminhos para que uma empresa transforme sua cultura a partir de suas características internas:
 
"Como gostaríamos que as pessoas se comportassem aqui? Como seria a nossa cultura ideal de alto desempenho? Eles rapidamente se alinharam ao que parecia ser um modelo tentador: o Google. Em suma, queriam que os seus funcionários fossem autônomos e inovadores, tal como os da empresa que foi pioneira no setor de buscas. Mas foi quase impossível colocar em prática ideias emprestadas do Google…"
 
De acordo com o Beyond customer-centric culture: The expansive role of CX teams | versão em português (3 minutos), só 10% das organizações incorporaram totalmente a experiência do cliente em suas culturas. Para as outras 90%, o artigo indica três ações para expandir o papel dos times de CX pela empresa.
 
Aquela frase "dinheiro não traz felicidade" parece ser verdade no setor financeiro (!) americano. De acordo com o Higher Pay Isn’t Enough to Stem Bank Employee Turnover, Study Finds | versão em português (8 minutos) existe um problema, maior do que o salário, que faz com que as pessoas troquem de emprego:
 
“Se as instituições financeiras começassem a concentrar-se em planos de desenvolvimento de carreira para os seus funcionários, talvez isso ajudasse na rotatividade, especialmente porque essa é a principal razão pela qual eles estão indo embora.”
 

 
Estratégia
 
Na edição 78 falei sobre uma matéria que indicava dez formas de ouvir os clientes sem necessidade de pesquisa. Comentei que entre elas a que eu mais gostava era o uso de produtos e serviços pelos responsáveis por CX para entender melhor as dores dos clientes.
 
Procurando mais sobre o tema encontrei um email de Bill Gates lá de 2003 onde ele reclamou muito sobre usabilidade ao tentar instalar o software Movie Maker:
 
Image item
 
Você pode acompanhar o desenrolar da história na enorme thread de emails detalhada lá no Bill Gates tries to install Movie Maker| versão em português (9 minutos). Provavelmente muitas outras pessoas tiveram a mesma experiência ruim com a Microsoft, mas nada como uma reclamação “lá de cima” para fazer CX acontecer. Já presenciei isso por aí, mais de uma vez…
 
Falando em liderança, o relatório 10 Things Customer Experience Leaders Need to Consider in 2024 (19 páginas) destaca um conjunto de temas que precisam ficar no radar dos decisores de CX esse ano.
 

 
Tendências
 
Dois artigos mostram o que vem por aí em CX: o As tendências em CX para 2024 na visão do C-Level (6 minutos) e o 5 CX Trends Businesses Should Know About | versão em português (8 minutos).
 
E ainda tem um evento sobre o tema que vai acontecer no dia 22 de fevereiro, o CX Trends
 

 
Experiência Digital (DCX)
 
A matéria 5 Findings From the 2024 'State of Digital Customer Experience' Report | versão em português (7 minutos) detalha as descobertas do tradicional relatório State of DCX. Um ponto de atenção:
 
"O maior desafio para as equipes de CX digital é a colaboração e o alinhamento limitados entre departamentos. Na maioria das organizações com diversas equipes trabalhando em DCX, a colaboração costuma ser informal e carece de processos definidos. Este desafio aponta para a necessidade de estratégias de colaboração mais estruturadas para otimizar os esforços de DCX.
 
Por que as equipes de CX digital não conseguem colaborar com outros departamentos de forma tão eficaz quanto desejam? Este foi o desafio número 1 nos últimos três relatórios. O que precisa mudar? Não temos a resposta, ao que parece."
 

 
Atenção! 🔥
 
Na edição anterior comentei sobre os principais erros de CX em 2023. Os artigos 24 Customer Experience Mistakes You Must Stop Doing In 2024 | sem versão em português (6 minutos) e Avoiding Customer Experience Missteps in 2024: A Guide to Sidestepping Common Pitfalls and Outdated Trends | versão em português (5 minutos) mostram como você pode evitar certos vacilos em 2024.
 

 
CX por aí… 😂
Image item
 

 
Para refletir
 
“Construa para o digital primeiro. Os clientes vivem suas vidas online. O digital precisa ser seu ponto de contato padrão com o cliente.”
 
 

É isso. Espero que a newsletter tenha sido útil para você. 
 
A próxima edição será enviada no domingo dia 03 de março. 
Até lá! 
 
Ah, não esqueça de deixar o seu feedback aqui embaixo.
👇🏾👇🏾👇🏾
O que você achou desta edição da Newsletter Mundo CX?

 
Você está recebendo este email por que você se inscreveu na newsletter do Mundo CX.
 
Você pode ler as edições anteriores da newsletter aqui.
 
Se quiser me dar feedback, tirar dúvidas ou sugerir materiais você pode responder esse email. Será legal falar com você. Além disso, sinta-se à vontade para encaminhar esta newsletter para qualquer pessoa que queira aprender sobre CX. 
 
Se recebeu este email de um amigo, você pode se inscrever aqui.
 
LinkedIn
Instagram